sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dom de Línguas Estranhas - O QUE A BÍBLIA DIZ









Dom de Línguas Estranhas

Galera, ''Tamo de volta'';

Faz tempo que não escrevo no Liberdade, a vida ta muito corrida por aqui; então nessa postagem, resolvi tratar de um assunto beeeeeem discutido atualmente, atualmente não, na verdade ja faz tempo que isso vem acontecendo, mais contemporaneamente tem ganhado um espaço preocupante no meio Cristão, e um assunto de tal amplitude, precisa de tempo para ser estudada de foma mais mais elaborada e fiel as sagradas escrituras;

O ‘’Dom de Línguas Estranhas’’, é uma doutrina que vem ganhando muita importância no movimento moderno Cristão; proveniente de algumas ramificações da igreja Cristã Protestante em movimentos conhecidos por, Renovação, Reavivamento, NeoPetencostalismo, Petencostalismo, Movimento Moderno de Línguas, entre outros, e mais recentemente também no meio católico em meios as reuniões ‘’carismáticas’’.

Uma Doutrina um tanto quanto Polêmica que vem dividindo opiniões e Igrejas com o passar dos anos; tal doutrina de caráter ecumênico procura dar ênfase especial ás curas milagrosas e no falar das LINGUAS ESTRANHAS; afirmando ser este o sinal evidente para um acontecimento extranatural nomeado de ‘’Batismo no Espirito Santo’’;

Tal Movimento vem ganhando um nível de importância acentuado, e em algumas comunidades Cristãs conquistou mais espaço nos Reuniões Congregacionais do que a própria salvação (SALVO QUE ESTAS NÃO ADMITEM TAL AFIRMAÇÃO); Igrejas estas, que usam de todos os tipos de mídia e imprensa para difundir tais ideais;

Então o que fazer em um tempo, ondes as verdades bíblicas tem andado tão esquecidas, dando espaço pra essas doutrinas um tanto quanto ‘’diferentes’’ ??? ESTUDAR EM VERDADE A PALAVRA DE DEUS!
Resumidamente, vou apresentar oque encontrei examinando a fundo nosso livro Cristão de FÉ e ORDEM; tal material não visa o julgamento de ninguém e nem esta plantado como ‘’verdade absoluta’’, é um estudo de caráter Cristão, que tem por objetivo extrair e publicar os claros ensinos da palavra de Deus.

OQUE É DOM DE VARIEDADES DE LÍNGUAS.

- Segundo o Conceito Bíblico, o ‘’DOM DE LÍNGUAS’’, (Glossolália) é a ‘’faculdade sobrenatural em falar línguas estrangeiras sem as ter aprendido anteriormente’’ 1º Coríntios 14: 11.21; Consiste então, em se expressar de formas de linguagens DEFINIDAS e INTENDIVEIS, diretamente a algum povo ou nação deste mundo.
P.S: Em algumas edições Biblicas da Versão ALMEIDA, consta a expressão ‘’LINGUAS ESTRANHAS’’; nota-se que tal expressão foi impressa em formato ‘’italico’’, identificando assim, que a tal não se acha no texto Grego Original; Em Edições mais recentes, da mesma versão e de outras, esta palavra foi substituída, dando lugar a expressão corrigida ‘’OUTRA LÍNGUAS); Atos 2:1-3; I Corintios 10:12-28; 14:6,11,18,21.

Observamos o fundamento então de tal ‘’dom’’ é uma resposta baseada no mandamento do IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO, como podemos pregar o evangelho na China, sem falar o MANDARIM por exemplo ?

Tais formas de linguagem devem ser expressadas então somente de formas inteligíveis, racionais, e entendíveis pelos seus ouvintes; quando porem não há tal entendimento, se cria a necessidade de que haja um TRADUTOR ou INTERPRETE da mesma.

Resolvi pesquisar então o fundamento ou significado de tal forma expressiva de linguagem utilizada pelos adeptos de tal doutrina; alguns dos autores pelo qual pesquisei, fizerem testes cientificados, foram realizados uma série de estudos em gravações de tais formas de linguagem resultantes dessas experiências, e tais autores de forma unanime chegaram a conclusão que elas não possuem nenhuma base de linguagem, por não possuírem nenhuma estrutura fonética organizada ou regras gramaticais, característicos de um idioma ou dialeto. Segundo eles, as chamadas ‘’línguas estranhas’’ é formada pela emissão confusa e repetitiva de sílabas e sons em estado de êxtase, porem são completamente desconexos e ininteligíveis. 1º Cor.: 14:9. Tais fenômenos são sempre acompanhados de gritos, piados, batidos de pé, grunhidos, uivos, tremores, pré-convulsões, e outras manifestações físicas, que não se harmonizam com as normas de decência prescritas na bíblia; a mesma sempre pediu um cuidado especial com a ordem e o auto-controloe. 1º Cor. 14:28,30,32,33,40; Gálatas 5:22,23.

- Segundo a Biblia, os dons espirituais, incluindo assim o DOM DE LÍNGUAS, são dados por Deus de forma espontânea, a cada um segundo sua soberana vontade, para ser usado de forma útil e segundo os seus propósitos, e não segundo o desejo humanitário. 1º Cor: 12: 7 a 11, a8, 28-31; Efésios 4: 8 a 11.

Ele dispões dos membros do CORPO CRISTÃO de forma conveniente, dotando-os com os dons espirituais que forem necessários, para o perfeito, organizado e harmonioso funcionamento de todo o organismo; 1º Cor. 12: 11-13 ; Rom. 12:4-8; Efésios 4:3-6;

- A Bíblia nos ensina,q eu devemos amar a Deus de todo nosso coração, alma, e com todas nossas forças. Deve-se orar com entendimento, cantar com entendimento e falar a igreja com entendimento, pronunciando palavras inteligíveis. Isso envolve o homem, nas mais diversas faculdades emocionais, espirituais, físicas e mentais. Lucas 10: 27; 1º Cor. 14:7,9,,15,19,32; Efésios 1: 17,18.

O Ser-Humano foi criado com características racionais e inteligíveis, e com o grande diferencial do livre arbítrio, e com isso Deus nosso criador, só aceitará nossa adoração se ela for executada de forma espontânea, no pleno domínio de nossas faculdades mentais, e não ‘’fora de si’’, como em casos de histeria, hipnose ou êxtase espiritual.

Segundo a doutrina do FALAR EM LINGUAS ESTRANHAS apregoado contemporaneamente pela maioria dos Grupos Cristãos, dizem que os indivíduos que falam tais línguas, estão com sua mente, intelecto e compreensão permanecem aquiescentes, em uma espécie de ‘’transe’’, sem entender oque esta dizendo ou fazendo, sob domínio de uma força espiritual mais poderosa estranha; tal evento é semelhante ao acontecido com os ‘’médiuns espiritas’’ em suas experiências extranaturais espirituais.

4- Observamos também, que sempre ligado ao DOM DE LÌNGUAS, esta o dom da ‘’interpretação de línguas’’, pois se não houver interprete, como entenderão oque se é pronunciado?? 1º 14:28; COMO UM JAPONÊS SEM DOMÍNIO BASICO DA LINGUA PORTUGUÊSA, PREGARA NO BRASIL, SEM QUE HAJA QUEM O TRADUZA ??;
P.S- a ordem ‘’não proibais’’ do verso 39, está sujeita à condição anterior, preestabelecida no verso 28. È evidente que não há necessidade de intérprete quando se fala em idioma estrangeiro. Iº Cor. 14: 9 – 11

- MAIS E TAL LÍNGUA DOS ANJOS QUE TANTO SE FALA??

Outro texto está em 1 Coríntios 13:1, onde Paulo diz: "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine". Paulo fala semelhantemente nos versículos 2-3: "Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará". Em cada versículo, Paulo está dizendo, em essência: Ainda que eu vá até ao mais extremo limite concebível ­ em línguas, em conhecimento, em fé, em serviço ­ sem amor estarei vazio e inútil. Paulo não estava sugerindo que ele havia conhecido todos os mistérios, que havia dado seu corpo para ser queimado ou que ele houvesse falado na língua dos anjos. Mas estava, isto sim, dizendo que, mesmo que ele houvesse, isso nada seria sem o amor.

- A Bíblia proíbe que se fala em qualquer outra língua que não seja a proferida pela congregação, sem que haja interprete da mesma, pois tal evento não traria edificação nem acrescentaria nada ao Corpo.
Vários estudiosos e pesquisadores, que estudaram esse fenômeno, constaram que a mesma fala extática teve interpretações diferentes, oque invalida sua autenticidade.

- O Regulamento Biblico diz que: NÃO HAVENDO INTERPRETE, QUE FIQUE CALADO A IGREJA; observamos com isso que o verdadeiro DOM DE LÍNGUAS é controlável pela pessoa que a possui, pois tal ato só pode ser exercido em plena consciência.

P.S: O Movimento moderno de línguas, tem violado continuamente vários mandamentos Biblicos; I Cor. 14-37.

- E O BATISMO NO ESPIRITO SANTO, ONDE FICA??? Fica na bíblia também ué, kkkk, só que de uma forma um pouco, um pouco não, beeeem diferente.

Segundo a Bíblia, uma pessoa é batizada no Espirito Santo, quando Crê e recebe Jesus com seu único e suficiente salvador. O Verdadeiro Cristão possui o Espirito Santo por que creu e foi batizado. Rom. 8: 9 a 11; Não há nenhum período relatado na bíblia antes ou depois que caracterize o recebimento do Espirito Santo de Deus. 1º Cor. 12:6; Rom. 6:3; Efésios 4: 1 a 5; Gálatas 3:27 a 29; Col. 2:12.

É impossível aceitar a Cristo com Salvador sem receber ao Espirito Santo de Deus no mesmo instante, Deus se divide?? É CLARO QUE NÃO NÉ!!!!
Efésios 4:4-6; 3:14-20; Mateus 28:19; I João 2:23, 24; 5:6, 10-12.

No momento que ouvimos e cremos na palavra de Deus, somos selados com o Espirito Santo. Efésios 1:13 e assim se coloca no Corpo de Cristo, e recebe o dom de acordo com a vontade de Deus. Isso não depende de experiências visíveis ou de pós-conversão subsequente. 1 Cor. 12: 12 a 14, 18, 27; Rom. 12: 4 a 8; João 3:8.

Não a um sinal distintivo como por exemplo o ‘’FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS’’, que pode ser usado com o intuito de evidenciar a presença ou o batismo com o Espirito Santo. Exigir evidência física é andar pela ‘’vista’’ em vez de fé. Gálatas 3:14; Efésios 3:17q20; I João 2-24; 4:13; Efésios 1:13.

- Os Fenômenos de falar línguas estrangeiras, constantes dos relatos Bíblicos, consiste em cumpri as profecias e da promessa de Jesus aos seus discípulos e servir de sinal para os incrédulos da autenticidade de suas mensagens. João 14:16, 17, 26; Lucas 24:49; I Cor. 14: 21 e 22; Não constituem um padrão permanente de experiência a ser procurado pelos Cristãos, para evidenciar a presença do Espirito Santo de Deus, como pregam alguns adeptos da atual doutrina das LINGUAS ESTRANHAS, pelo fato que os fenômenos descritos no livro de ATOS, apresentam-se com características diferentes em si. Assim, eles erram tanto na compreensão da natureza como dos propósitos desse dom. Mateus 22:29; II Pedro 3:14,18.

Biblicamente, a certeza da salvação decorre unicamente da ação de se crer fiel e unicamente na palavra de Deus, e no Senhor Jesus Cristo; João 1:12; 3:16; de um testemunho interior; Romanos 8:16; 3:14 a 17 e da vida modificada resultante Tito 3: 5; I João 2:4; 3:14; 5:2 e 3.
Assim, podemos ter a certeza de uma vida cheia do ESPIRITO SANTO DE DEUS; e que uma vida cheia do ESPIRITO SANTO é o resultado de um vida de TESTEMUNHO CRISTÃO DIÁRIO.

- o Novo Testamento relata 18 casos do derramamento do Espirito Santo, mas em 14 delas não menciona que o dom de línguas tenha sido concedido. As Passagens bíblicas referentes ao revestimento, enchimento ou plenitude do Espirito Santo, que devemos almejar continuamente, não indicam a glossolalia como a sua evidência necessária, mas outros resultados espirituais que manifestam aquele estado. Efésios 5:18 a 21; 4:11-13; Gálatas 5:22; 23:1; I Cor. 6:11; Atos 4:31; 5:32; João 14:16, 17; 16:13;

Assim, a pretensão do moderno movimento de línguas, de que a glossolalia é a evidência do Batismo Santo tem ser considerada anti-escriturística.

- A Bíblia declara que o Espirito Santo é o Espirito da verdade, e que ele nos guia a toda a Verdade João 14:16, 17; 16:13; I João 2:27; Atos 5:32; Provérbios 28:9. Toda doutrina bíblica se resume em três verdades fundamentais: Cristo João 14:6; a Palavra – João 17:17 e a Santa Lei de Deus – Salmos 119:142; I João 5:2,3.

O Moderno Movimento de LINGUAS ESTRANHAS reflete a uma grande confusão e certa ignorância quanto à doutrina bíblica. Os Seus seguidores pertencem às mais variadas correntes religiosas, professam diferentes e antagônicos princípios de fé, de doutrina e de prática, porém, se consideram batizados no Espirito Santo pelo fato de falaram nas ‘’LINGUAS ESTRANHAS’’. Todas as espécies de fundamento doutrinário são aceitos, conquanto que a pessoa tenha passado por essa experiência. Como admitir-se a sábia ordenada direção do Espirito Santo nesse aglomerado heterogêneo de ideias contraditórias que negligenciam a doutrina bíblica e desprezam os mandamentos de Deus.

Até mesmo a igreja Católica Apostólica Romana, igreja pela qual a maioria das igrejas Cristãs Protestantes, são chamadas de PAGÃS, tem adotado ao FALAR DE LINGUAS ESTRANHAS, é mais um fato incoerente. COMO UMA IGREJA CONSIDERADA PAGÃ, PODE CHEGAR A TAL NÍVEL DE EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL??? Ou a Igreja Católica esta mentindo em suas experiências, ou as igrejas Protestantes que tanto acusam o catolicismo estão.

Essas manifestações,; que foram provadas cientificamente ser de origem psicológica, por cientistas Cristãos, são simuladas por pessoas que apenas querem acompanhar os outros, por questão de prestigio ou por constrangimento. Segundo autores Há ainda a possibilidade desse fenômeno ser realizado sob a influência ou possessão demoníaca, conforme admitem os próprios adeptos dessa doutrina. A Bíblia diz que o Cristão coloca-se em uma posição completamente vulnerável quando é persuadido a suspender toda a atividade mental e a entregar a sua vontade e sua inteligência a uma força espiritual invisível, que presume ser o Espirito Santo de Deus.

As normas bíblicas precisam voltar a ser aplicadas de forma verídica e rígida. Deus tem total poder para fazer hoje em sua igreja, i que fez no passado, nos tempo apostólico, quando a mesma estaca incipiente, outorgando-lhe os dons conforme as suas necessidades. Porem ele o fará somente quando lhe aprouver, de acordo com os seus propósitos, e não segundo a vontade do homem, ainda que sinceramente convicto mas baseado em uma má interpretação da palavra de Deus.

CONCLUSÃO:
1 – O DOM DE LÍNGUAS É UM DOM ESPIRITUAL DISTRIBUIDO GRATUITAMENTE POR DEUS A IGREJA. I Cor. 12; 1-31; 14-1 a 5; 39; 40; Efésios 4:7,8,11,12.

2- ESSE DOM CONSISTE NA CAPACIDADE DE SE FALAR UM OUTRO IDIOMA SEM O TER APRENDIDO, CAPACIDADE CONCEDIDA PELA VONTADE DO ESPIRITO SANTO DE DEUS. TRATA-SE DE FALAR LINGUAS REAIS, FALADAS POR OUTROS POVOS DESTE MUNDO, E NÃO PELA SIMPLES EMISSÃO DE SONS INCOMPREENSIVEIS E SEM SINTIDO, COMO SE FOSSEM LINGUAS DESCONHECIDAS, MISTERIOSAS OU CELESTIAIS. Atos 2:1-13; I Cor. 12:7; 14:6 a 11; 18,19.

HEEY GALERA, DEUS ENTENDE PORTUGUÊS TÁ ?? VOCÊ NÃO PRECISA FALAR NA LINGUA INTERMUNDIAL ANGELICAL, PRA SE APROXIMAR MAIS UM POUCO DELE NÃO, OK??

3-A FINALIDADE PRIMORDIAL DESSE DOM É EVANGELIZAR O MUNDO DESCRENTE, OU EDIFICAR A IGREJA DE CRISTO. Atos 2: 1 a 13; 17, 18; 10:44 a 46; a9: 1 a 6; I Cor. 14:3; 24, 25; Marcos 16: 15 a 17.

4- A SUA MANIFESTAÇÃO EM TEMPLOS CRISTÃOS DEVE SER FEITA SOMENTE DE FORMA RACIONAL E INTELIGIVEL, E COM A PRESENÇA DE UM INTERPRETE, POIS SE NIGUEM ENTENDE, NÃO HÁ EDIFICAÇÃO DO CORPO, E SUBSEQUENTEMENTE, SUA APRESENTAÇÃO DEVE ESTAR SUJEITA A ORDEM E DISCIPLINA, PARA EVITAR A CONFUSÃO E O BARALHO QUE A NIGUEM EDIFICAM. I Cor. 12:7; 14:1 a 23; 27, 28, 32, 33, 39 e 40.

5- FALAR EM OUTRA LINGUA NÃO REPRESENTA A PROVA EVIDENTE OU NECESSÁRIA DE RECEBIMENTO DE ESPIRITO SANTO, OU O SEU SELO, OU O SEU BATISMO. SOMENTE APLICANDO OS CRITÉIROS BÍBLICOS PODEREMOS DISTIGUIR ENTRE AS VERDADEIRAS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO E SUAS FALSIFICAÇÕES, DISSEMINADAS EM MUITAS IGREJAS CONTEMPORÂNEAS. João 14:15, 16; 16: 13; Atos 2:4; 6 a 8, 38, 39; 4: 31; 5:32; I Cor. 3:16; 6:11; 12: 4 a 17; 28 a 30; Gálatas 3:14; 5:22,23; Efésios 4:11 a 13.

MARLON CORRENTE
#LIBERDADE EM JESUS

8 comentários:

  1. Gostei, Marlon!

    Ficou um pouco grande, mas é rápido e tranquilo de ler.

    Concordo que todo fenômeno espiritual deva ser feito com muito cuidado, sinceridade e seriedade. Essa vulgarização do Dom de Línguas, como já dissera Paulo, assusta os incrédulos e os faz perguntar "Sois loucos?".

    Eu só senti falta da fonte dessa pesquisa que fala sobre essas Línguas serem desconexas e inventadas. De qual estudo você retirou essa afirmação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então irmãozão, faltou a Biografia, dos pesquisadores, na verdade são muitos e eu não encontrei uma forma de anexar isso; como eu disse, são varios Cientistas renomados que organizaram esse material; vou descrever alguns pra você dar uma olhada ai, pode ser??
      Théodore Flournoy - Cientista Médico e Psicologo de Genébra; vasto pesquisador do espiritismo e fenomenos psiquicos; publicou um livro em 1900; “Da Índia ao Planeta Marte: estudo sobre um caso de sonambulismo com glossolalia” é um livro muito bom mais deve ser lido com responsabilidade; e retendo o que é bom como o Apostolo Paulo mesmo nos ensinou;
      Vou te enviar mais algumas obras, pela qual eu li, e retirei as conclusões;
      P.E.S. - Percepção extrasensorial, que segundo o Professor João Teixeira de Paula, (Enciclopédia de Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo - Cultural Brasil Editora Ltda, 1972)
      PSI - Frei A. Aresi diz que é a capacidade humana de produzir fenômenos que escapam dos limites físicos, classificação igualmente vista de conformidade pelos demais estudiosos.

      Enfoques científicos dos atributos da mente;
      TEXTO PUBLICADO: POR QUE DEIXEI DE FALAR LINGUAS ESTRANHAS
      ARTIGO PUBLICADO:
      Línguas estranhas: idioma que nem Deus traduz?

      Então tenho mais alguns aqui, se quiser te envio por e-mail a bibliografia completa;

      Fica na paz querido

      Excluir
    2. Valeu! Vou pesquisar os livros e o artigo. Gosto bastante de estudar a área e, me parece, que esses textos podem auxiliar bastante.

      Excluir
    3. eu que agradeço sua atenção; realmente é muito bom estudar q fundo qlq assunto dessa amplitude; qlq coisa q você descobrir que seja somativa a esse estudo, ou que de indique q de qlq forma fui de certo ponto propulsivo; pode comentar aqui, ou mandar pra mim, OK?? fica na paz abração

      Excluir
    4. Marlon gostei muito do seu blog ! visite o meu se gostar pode segui !
      http://wwwadrjoh-dri.blogspot.com/

      Jesus te ama !

      Excluir
  2. Estou Muito orgulhoso de ser seu amigo irmão! A palavra de Deus é viva e eficaz (Aos Hebreus 4:12) E ninguém pode fugir das verdades que a mesma nos relata, basta que cada um tenha a verdadeira interpretação da mesma. O que infelismente o que eu tenho visto hoje-em-dia é o cumprimento do que fora dito pelo profeta Oséias " O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos". (Oséias 4:6) Só que o tempo passa e vai vim a tona toda a revalação de Jesus Cristo e quando a espada passar veremos muitos que não se preocuparam em guarda a palavra da verdade em seu coração e morreram sem saber a verdade que as escrituras nos tem dado. "Porém se não o ouvirem, à espada serão passados, e expirarão sem conhecimento". (Jó 36:12)

    Deus Esteja contigo varão e que a sua sabedoria possa estar sendo bem proveitosa para o esclarecimento da divindade de DEUS para com todo o povo, saiba q seus esclarecimentos foram de bom proveitos para mim e reforçaram o que eu já pregava antes.

    Graça e Paz Meu Amado

    Hugo Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. "Pois quem fala em língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios." 1 Coríntios 14:2

    "Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas. Mas tudo deve ser feito com decência e ordem." 1 Coríntios 14:39-40



    Muito Boa essa postagem... Mesmo tendo divergências no pensar e no Crer, acredito que o importante é caminharmos em Deus, e Deus é Amor, e o Amor está sobre qualquer divergência. Creio nisso que Paulo fala em 1 Corintios 14 e recomendo que todos leem... Quando falamos em Línguas, falamos em espírito, em Mistérios, não há Ciência humana que possa explicar... Somente através de interpretações direcionadas pelo Espírito, pois em Espírito se fala, Mistérios, só o Espírito pode interpretar...

    Paulo aconselha a não perder a ordem nos Cultos, pois quando falamos em línguas edificamos a si mesmos... Melhor é edificar a Igreja... Mas não podemos nos precipitar... Que venhamos a fortalecer o Amor acima dessas coisas.... Abração!

    ResponderExcluir